Revista Científica Digital da FAETEC
A Revista
Científica Digital da FAETEC é um periódico que possui como objetivos divulgar
e possibilitar a reflexão, a discussão e o desenvolvimento da ciência no âmbito
do tema “Educação e Tecnologia”. A EDU.TEC é aberta a contribuições escritas em
língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sendo que a língua oficial de
comunicação é a língua portuguesa, aceitando textos que combinem linguagem
acessível e rigor acadêmico que entendam a ciência, a tecnologia e a inovação
como expressões, geograficamente situadas, de processos culturais, políticos,
econômicos, sociais e históricos, passíveis de questionamentos e
transformações. É editada pela Diretoria de Educação Superior (DESUP) da
Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), publicando semestralmente, após
avaliação de pareceristas, conteúdo sobre informações, teorias, pensamentos, ações e
afins relacionados à temática “Educação e Tecnologia”. Ao submeter seus
artigos, os autores devem consentir na livre distribuição de seus trabalhos e
transferência dos seus direitos, referentes às leis de propriedade
intelectual existentes.
Sobre a Revista
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Editorial
Profª. Dra. Ana Lucia Guimarães
Prof. Me. Hugo Bomfim
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Telefone
(21) 2332-4151 - Quintino
Equipe Editorial
Conselho Editorial
1. Profª. Andreia Karina Gendera, PhD., Easterm Michigan University, USA.
2. Prof. Antonio Carlos da Silva, DSc., Programa de Mestrado do Centro Universitário Anhanguera, Brasil.
3. Prof. Denis Gonçalves Cople, DSc., UEZO, Brasil
4. Prof. Eduardo Nazareth Paiva, DSc., HCTE - UFRJ, Brasil
5. Profª. Maria Luiza Cardoso, DSc., Universidade da Força
Área-UNIFA, Brasil
6. Profª. Patrícia Maneschky, DSc., ISERJ, Brasil
7. Profª. Soraia Pacheco de Almeida Silva, MSc., Universidade
Federal do Rio de Janeiro, Brasil
8.
Profª. Rosane Bartholazzi, Dsc., UFF/ FAETEC Brasil.
9.
Profª. Ana Lúcia Guimarães, DSc., PPGSA UFRJ, Brasil.
10. Profª. Bianca Fátima Cordeiro dos Santos Fogli, DSc., UERJ,
Brasil.
11. Prof. Hélio Darwich, DSc. UVA, Brasil.
12. Profª. Luzia Cristina Noguerira de Araújo, DSc., UVA, Brasil.
13. Profª. Adriana Aparício Sicsu Ayres do Nascimento, DSc., UEZO,
Brasil.
14. Prof. Carlos Augusto Sicsu Ayres do Nascimento, DSc., UEZO,
Brasil.
Políticas
Foco e Escopo
A Revista Científica Digital da FAETEC é um
periódico que possui como objetivos divulgar e possibilitar a reflexão, a
discussão e o desenvolvimento da ciência no âmbito do tema “Educação e Tecnologia”.
Após ser mantida sob o suporte das web-páginas da FAETERJ/CAXIAS, hoje é
organizada e mantida pela Coordenação de Pesquisa e Extensão – DESUP/ FAETEC.
EDU.TEC é classificada pelo sistema Qualis da Capes
como B5 na área Interdisciplinar.
A EDU.TEC é aberta a contribuições escritas em
língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sendo que a língua oficial de
comunicação é a língua portuguesa, aceitando textos que combinem linguagem
acessível e rigor acadêmico que entendam a ciência, a tecnologia e a inovação
como expressões, geograficamente situadas, de processos culturais, políticos,
econômicos, sociais e históricos, passíveis de questionamentos e
transformações.
O periódico acadêmico acolhe artigos que se
dediquem a abordar questões e temas relativos à educação, em suas múltiplas
interfaces com outras áreas de conhecimento, possuindo, desse modo, um caráter
interdisciplinar.
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seção
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2. Indexado
3.
Avaliado pelos pareceristas de cada área
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Semestral.
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conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o
conhecimento científico ao público proporciona maior amplitude do conhecimento.
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·
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informação por linha, alinhado à direita, tamanho 12 (nome completo, titulação
máxima, instituição).
· Ao se procurar destacar alguma passagem ou palavra no corpo do
texto utilizar itálico. Evitar o uso do negrito ou do sublinhado.
· As referências bibliográficas deverão constar no corpo do texto, observando:
Citação de livro
1. Com um autor: SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho
científico. São Paulo: Cortez, 1996.
2. Com 2 autores: YOUSSEF, Antonio Nicolau; FERNANDEZ, Vicente Paz. Informática
e sociedade. São Paulo: Ática, 1988.
3. Com 3 autores: MACHADO, Ana R.; LOUZADA, Eliane; ABREU- TARDELLI, Lilia S. Planejar
gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005.
4. Com mais de 3 autores: BERGER, John et al. Modos de ver.
São Paulo: Martins Fontes, 1972.
1. Com
indicação explícita de responsabilidade pelo conjunto da obra (Coordenador,
Organizador, Editor, etc.):
· FREITAS, Lázaro de (Coord.). Recebimento e inspeção de
materiais. São Paulo: Associações Brasileiras de Metais, 1985.
· CTENAS, André (Org.). Crescendo com saúde: o guia de
crescimento da criança. São Paulo: C2, 1999.
2. Capítulo
de livro:
· FLEURY, Antônio Carlos Costa. Análise a nível de empresa dos
impactos de automação sobre as organizações da produção e do trabalho. In:
SOARES, R.M.S.M. Gestão da empresa. Brasília: IPEA/IPLAN, 1990.
3. Trabalho
de Conclusão de Curso, Dissertação e Tese:
· LIMA, Adriana Aparecida de Faria. Sofrimento e
contradição: o significado da morte, do morrer e da humanização para enfermeiros
que trabalham no processo de doação de órgãos para transplante. 2006. 27f.
Dissertação (Mestrado em Bioética) - Centro Universitário São Camilo, São
Paulo, 2006.
4. TCC,
Dissertação e Tese em formato eletrônico:
· WERNET, Monika. Experiência de tornar-se mãe na unidade
de cuidados intensivos neonatal. 2006. 135f. Tese (Doutorado em
Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
Disponível em: <http://www.teses.usp.br/>. Acesso em: 6 nov. 2007.
5. Publicações
periódicas (revistas):
· BERG, E.E. Rickets. Journal of Orthopaedic
Nursing. Edinburgh, v. 23, n. 1, p. 53-55, jan. 2004.
·
Em formato eletrônico:
o
KEMMER, Lígia Fahl; SILVA, Maria Júlia Paes da. Como
escolher o que não se conhece?: um estudo da imagem do enfermeiro por
alunos do ensino médio. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p.
125-130, abr./jun. 2007. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n2/a03v20n2.pdf>. Acesso em: 6 nov.
2007.
6. Órgão
governamental como autor:
· BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Política
Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Acolhimento e
classificação de risco nos serviços de urgência. Brasília: Ministério da
Saúde, 2009.
·
Evento (congressos, seminários, simpósios, etc.):
o CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO,
1., 1980, Salvador. Anais ... Salvador: FEBAB, 1980.
·
Órgão governamental em formato eletrônico:
o CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 6., 2003, Fortaleza. Anais
de trabalhos completos... Fortaleza: Universidade Federal do Ceará,
2003. Disponível em: <http://...>
7. Trabalho
apresentado em evento:
· RICE, A.S. et al. Canabinoids and pain.
In: WORLD CONGRES ON PAIN, 10., 2002 Aug
17-22, San Diego, CA. Proceedings... Seattle (WA): IASP Press, c2003. p. 437-68.
8. Vídeo,
DVD, filme, fita de vídeo:
· PÃO e rosas. Edição de Ken Loach. Inglaterra: Europa Filmes,
2000. 1 DVD. 106 min., son., color.
9. Legislação:
· BRASIL. Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991. Regulamenta a
profissão de nutricionista e determina outras providências. Diário
Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF,
18 set. 1991. Seção 1, p. 19.909.
10. Resumo:
· O Resumo deverá conter até 250 palavras, escritas em formato de
bloco, espaço simples e fonte menor (um ponto) que a do texto do artigo. Quanto
ao conteúdo deverá conter: objetivo geral do artigo; a descrição básica da
metodologia e os principais resultados.
· Palavras-chave (entre 3 e 6).
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