Pular para o conteúdo

Participação dos Jovens Talentos da Escola Técnica Estadual República no LAMHI/CEMEF – Projeto FAPERJ.

 Através do incentivo à participação científica de educandos do ensino médio, com base na relação entre ensino e pesquisa, o LAMHI/CEMEF desenvolve projeto FAPERJ com estudantes da Escola Técnica Estadual República. Os estagiários do Programa Jovens Talentos desenvolvem pesquisas no sentido de conhecer e resgatar a história e a memória da Escola XV de Novembro e demais instituições que fizeram parte do Complexo em Quintino.

Dentre as atividades desenvolvidas, destaca-se a pesquisa na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, identificação e catalogação de fotografias, gravação e transcrição de entrevistas, digitação de  informações das referidas fontes em banco de dados.

                A aplicação dos conhecimentos técnicos que envolvem as atividades destacadas oportuna ao estudante conhecer procedimentos de pesquisa em fontes históricas diferenciadas, se constituindo em elemento de reflexão, formação e de pertencimento a uma cultura de preservação da memória escolar e institucional.  

                Bolsistas da FAPERJ: Wesley Santos Conceição; Luiz Claudio dos Anjos Barauna e Luís Fernando Guimarães Teixeira. Orientador: Aderaldo Pereira dos Santos.