ID FUNCIONAL

Objetivo do Projeto

O projeto Identidade Funcional do governo do Estado do Rio de Janeiro foi criado em 2008 pela Secretaria de Planejamento e Gestão com o propósito de melhorar a gestão de pessoas e valorizar o servidor ativo, aposentado e pensionista.

O projeto Identidade Funcional tem como finalidade:

1. Identificar por biometria os servidores ativos, aposentados e pensionista que recebem benefícios na folha de pagamento do estado do Rio de Janeiro (ERJ);
2. Fornecer um cartão inteligente de identidade funcional; e
3. Melhorar a gestão de pessoas garantindo a unicidade de cada servidor no cadastro de recursos humanos do ERJ.
Basicamente, o servidor é agendado para uma identificação que consiste em captura de 01 foto e 04 impressões digitais, além da confirmação de alguns dados básicos. Posteriormente, em agosto, ele deverá validar (ou não) outras informações pessoais e funcionais no menu “Valide suas Informações”. Por último, ele será convocado pelo órgão de RH setorial (Divisão de Recursos Humanos – FAETEC) para receber seu cartão de identidade funcional.

Cada etapa descrita acima será divulgada com antecedência em   www.idfuncional.rj.gov.br 

www.faetec.rj.gov.br/divrh.

“Estamos investindo em uma identidade funcional segura e inteligente que assegura a autenticidade do portador, é valida em todos os órgãos do governo estadual e identifica o servidor com sua função pública.”

3ª CHAMADA DO ID FUNCIONAL

Servidores FAETEC  que não compareceram a 3ª chamada do ID Funcional e já estão com pagamento suspenso:

Favor comparecer ao Posto SEPLAG, Av. Erasmo Braga, nº 118, Térreo – Centro – RJ, munidos dos originais dos seguintes documentos: Contracheque; Documento de identidade; CPF; Comprovante de conta bancária (talão de cheque, cartão da conta corrente ou extrato). É preciso informar ainda sobre as matrículas que eventualmente possui ou já possuiu, com a finalidade de reconhecê-las ou não durante o processo.

VALIDAÇÃO DE DADOS

Servidores FAETEC que fizeram o exame biométrico e NÃO VALIDARAM SEU DADOS:

É necessário validar e confirmar suas informações para o Projeto Identidade Funcional em www.idfuncional.rj.gov.br

Caso você tenha feito alguma alteração nos dados solicitados, será necessário preencher e anexar os documentos  comprobatórios ao Formulário de Validação Id-Funcional e entregá-lo à sua unidade de lotação, para garantir o acerto desses dados.

Siga as instruções neste link e confirme seus dados

Lembre-se, isso faz parte do recadastramento, que é obrigatório, pessoal e intransferível.

Formulário de Validação
Id-Funcional
Servidor que conseguiu validar seus dados e deseja RETIFICAR alguma informação:
Para validar deverá preencher e anexar os documentos necessários ao formulário indicado e entregá-lo à sua unidade de lotação.
Formulário de Inclusão de Dados 
Id-Funcional
Servidor que não conseguiu validar seus dados:
Deverá preencher e anexar os documentos necessários ao formulário indicado  e entregá-lo à sua unidade de lotação, devendo no mês subseqüente à entrega deste formulário, validar os dados em Sistema de Identidade Funcional – SIF.

RETIRADA DE CARTEIRA FUNCIONAL

A entrega das Carteiras Funcionais para os servidores ativos, que realizaram os exames biométricos e a validação dos dados do Projeto Identidade Funcional, ocorrerá nesta Divisão de Recursos Humanos, Rua Clarimundo de Melo, 847 – Quintino / RJ, de de segunda a sexta,  das 09h às 17H .

Será necessário o comparecimento do próprio, tendo em mãos a Carteira de Identidade. (A entrega da carteira é pessoal e intransferível, não permitindo a retirada da mesma por terceiros)

Salientamos que apenas será confeccionada a Carteira Funcional do servidor que, após a sua identificação biométrica, efetuou a validação dos seus dados cadastrais pela Internet, no site www.idfuncional.rj.gov.br e entregou a documentação comprobatória a esta DIVRH/FAETEC através da sua unidade de lotação.

Confira aqui o nome dos servidores contemplados no primeiro lote da Carteira Funcional disponível na DIVRH / FAETEC:

LEMBRETE:

– A listagem contempla todos os servidores do primeiro lote, ou seja, se você já retirou a sua Carteira Funcional na DIVRH / FAETEC você já realizou todas as etapas do ID Funcional.

– Os servidores das regiões III, IV, V, VI, VII e VIII,    não precisarão retirar a sua Carteira Funcional na DIVRH / FAETEC. Será criado, em breve, um grupo de atendimento em Campos para esta finalidade.

 1º LOTE          2º LOTE          3º LOTE

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

1. O que é o Projeto Identidade Funcional e quais as suas vantagens?
A identificação biométrica tem três objetivos principais: identificar o servidor, garantir a unicidade de dados do cadastro de servidores do Estado do Rio de Janeiro e entregar uma nova carteira funcional aos servidores. Isso gera transparência e eficiência na gestão dos recursos humanos, com desdobramentos para várias áreas da gestão pública (Segurança, controle de ponto, rastreabilidade de dados.) O projeto Identidade Funcional tem como finalidade reunir, atualizar e validar dados dos servidores ativos, inativos e dos pensionistas através da identificação biométrica (captura de impressões digitais e foto por meio digital).

2. Como está sendo realizada a identificação dos servidores ativos?
Inicialmente, estão sendo identificados os servidores que atuam nas Unidades Administrativas localizadas no município do Rio de Janeiro. Em 2010 serão identificados os servidores que atuam no Grande Rio e no interior do estado. Os servidores devem buscar informações sobre o seu agendamento neste site.

3. Se a pessoa não puder comparecer no dia agendado, como deve proceder?
Deve fazer a sua justificativa de ausência neste site e aguardar a próxima convocação. Para saber quando será feita a próxima convocação, continue acompanhando as informações divulgadas neste site.

4. Como os servidores ativos ficam sabendo de seu agendamento?
Através deste site.

5. Quando e como as pessoas que moram em outros estados ou no exterior farão sua identidade funcional?
No momento oportuno, as pessoas que residem em outros estados ou no exterior terão o atendimento adequado. Essas pessoas devem continuar acompanhando as informações divulgadas neste site.

6. Quais os documentos que devem ser apresentados no momento da identificação?
Devem ser apresentados os originais do contracheque, da carteira de identidade (Felix Pacheco, Detran ou Conselhos Regionais), do CPF e de comprovante de conta bancária (talão de cheque ou cartão da conta corrente ou extrato). Não é necessário levar fotocópias desses documentos, pois os mesmos servirão somente para conferência dos dados do servidor. O servidor deve ainda vir com informação sobre as matrículas que eventualmente possui ou já possuiu, com a finalidade de reconhecê-las ou não durante o processo.