Edu Tec

Revista Científica Digital da FAETEC

A Revista Científica Digital da FAETEC é um periódico que possui como objetivos divulgar e possibilitar a reflexão, a discussão e o desenvolvimento da ciência no âmbito do tema “Educação e Tecnologia”. A EDU.TEC é aberta a contribuições escritas em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sendo que a língua oficial de comunicação é a língua portuguesa, aceitando textos que combinem linguagem acessível e rigor acadêmico que entendam a ciência, a tecnologia e a inovação como expressões, geograficamente situadas, de processos culturais, políticos, econômicos, sociais e históricos, passíveis de questionamentos e transformações. É editada pela Diretoria de Educação Superior (DESUP) da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), publicando semestralmente, após avaliação de pareceristas, conteúdo sobre informações, teorias, pensamentos, ações e afins relacionados à temática “Educação e Tecnologia”. Ao submeter seus artigos, os autores devem consentir na livre distribuição de seus trabalhos e transferência dos seus direitos, referentes às leis de propriedade intelectual  existentes.

Sobre a Revista

Equipe

Coordenação Editorial

Profª. Dra. Ana Lucia Guimarães

Prof. Me. Hugo Bomfim

Contato

E-mail

revistaedu.tecdesup@gmail.com

Endereço da Revista

Endereço postal

Diretoria de Educação Superior – DESUP/FAETEC

Rua Clarimundo de Melo, 847 – Quintino

CEP 21311-280

Telefone

(21) 2332-4151 – Quintino

Equipe Editorial

Conselho Editorial

1.    Profª. Andreia Karina Gendera, PhD., Easterm Michigan University, USA.

2.  Prof. Antonio Carlos da Silva, DSc., Programa de Mestrado do      Centro Universitário Anhanguera, Brasil.

3.       Prof. Denis Gonçalves Cople, DSc., UEZO, Brasil

4.       Prof. Eduardo Nazareth Paiva, DSc., HCTE – UFRJ, Brasil

5.       Profª. Maria Luiza Cardoso, DSc., Universidade da Força Área-UNIFA, Brasil

6.       Profª. Patrícia Maneschky, DSc., ISERJ, Brasil

7.     Profª. Soraia Pacheco de Almeida Silva, MSc., Universidade Federal do Rio  de Janeiro, Brasil

8.      Profª. Rosane Bartholazzi, Dsc., UFF/ FAETEC Brasil.

9.      Profª. Ana Lúcia Guimarães, DSc., PPGSA UFRJ, Brasil.

10.  Profª. Bianca Fátima Cordeiro dos Santos Fogli, DSc., UERJ, Brasil.

11.  Prof. Hélio Darwich, DSc. UVA, Brasil.

12.  Profª. Luzia Cristina Noguerira de Araújo, DSc., UVA, Brasil.

13.  Profª. Adriana Aparício Sicsu Ayres do Nascimento, DSc., UEZO, Brasil.

14.  Prof. Carlos Augusto Sicsu Ayres do Nascimento, DSc., UEZO, Brasil.

Políticas

Foco e Escopo

A Revista Científica Digital da FAETEC é um periódico que possui como objetivos divulgar e possibilitar a reflexão, a discussão e o desenvolvimento da ciência no âmbito do tema “Educação e Tecnologia”. 
Após ser mantida sob o suporte das web-páginas da FAETERJ/CAXIAS, hoje é organizada e mantida pela Coordenação de Pesquisa e Extensão – DESUP/ FAETEC.

EDU.TEC é classificada pelo sistema Qualis da Capes como B5 na área Interdisciplinar.

A EDU.TEC é aberta a contribuições escritas em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sendo que a língua oficial de comunicação é a língua portuguesa, aceitando textos que combinem linguagem acessível e rigor acadêmico que entendam a ciência, a tecnologia e a inovação como expressões, geograficamente situadas, de processos culturais, políticos, econômicos, sociais e históricos, passíveis de questionamentos e transformações.

O periódico acadêmico acolhe artigos que se dediquem a abordar questões e temas relativos à educação, em suas múltiplas interfaces com outras áreas de conhecimento, possuindo, desse modo, um caráter interdisciplinar.

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

1.      Submissões abertas

2.      Indexado

3.      Avaliado pelos pareceristas de cada área

Periodicidade

Semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior amplitude do conhecimento.

Submissões

Diretrizes para autores

Edu.Tec recomenda aos seus colaboradores que enviem o artigo ou a resenha, inéditos, acompanhado do(s) nome(s) do(s) autor(es) ou da(s) autora(s) e dos dados relativos à titulação acadêmica e ao vínculo institucional, para o e-mail revistaedupontotec@gmail.com , em anexo, sob a forma de arquivo .doc (MS Word). Caso o trabalho seja aceito, os editores enviarão uma resposta notificando o autor ou autora.

Regulamento para publicação de Artigos

O artigo enviado para submissão deverá ser INÉDITO e não poderá estar sendo avaliado para publicação em outra revista.

Artigos

·         Limite de laudas: 8 a 25.

·    Formatação do texto: alinhamento justificado; fonte Times New Roman;  tamanho 12 e espaçamento entre linhas 1,5.

·       Título do trabalho em negrito, tamanho 16.

·      Os dados do autor devem estar logo abaixo do título, uma informação por linha, alinhado à direita, tamanho 12 (nome completo, titulação máxima, instituição).

·     Ao se procurar destacar alguma passagem ou palavra no corpo do texto utilizar itálico. Evitar o uso do negrito ou do sublinhado.

·   As referências bibliográficas deverão constar no corpo do texto,        observando:

  1. Paráfrase: inserir Autor e Ano (Freire, 1975);
  2. Citação direta de até três linhas: inserir no corpo do texto, entre aspas, tamanho da fonte normal, 12, com autor, ano e página entre parênteses. Ex.: (Freire, 1975, p. 67).
  3. Citação direta com 4 linhas ou mais: inserir fora do texto, com recuo de 4 cm da margem, tamanho da fonte 10, espaçamento simples, sem aspas, sem itálico ou negrito, com autor, ano e conforme o exemplo que se segue: (Silva, 1975, p. 6).
  4. As notas de rodapé devem estar dispostas em ordem numérica.
  5. As referências bibliográficas deverão constar ao final do texto, em ordem alfabética do sobrenome dos autores na seguinte forma:

Citação de livro

1.   Com um autor: SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do               trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1996.

2.  Com 2 autores: YOUSSEF, Antonio Nicolau; FERNANDEZ, Vicente           Paz. Informática e sociedade. São Paulo: Ática, 1988.

3.    Com 3 autores: MACHADO, Ana R.; LOUZADA, Eliane; ABREU-         TARDELLI, Lilia S. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola,     2005.

4.     Com mais de 3 autores: BERGER, John et al. Modos de ver. São             Paulo: Martins Fontes, 1972.

1. Com indicação explícita de responsabilidade pelo conjunto da obra (Coordenador, Organizador, Editor, etc.):

·       FREITAS, Lázaro de (Coord.). Recebimento e inspeção de materiais. São     Paulo: Associações Brasileiras de Metais, 1985.

·      CTENAS, André (Org.). Crescendo com saúde: o guia de crescimento da     criança. São Paulo: C2, 1999. 

2. Capítulo de livro:

·  FLEURY, Antônio Carlos Costa. Análise a nível de empresa dos impactos de automação sobre as organizações da produção e do trabalho. In: SOARES, R.M.S.M. Gestão da empresa. Brasília: IPEA/IPLAN, 1990.

3. Trabalho de Conclusão de Curso, Dissertação e Tese:

·   LIMA, Adriana Aparecida de Faria. Sofrimento e contradição: o significado da morte, do morrer e da humanização para enfermeiros que trabalham no processo de doação de órgãos para transplante. 2006. 27f. Dissertação (Mestrado em Bioética) – Centro Universitário São Camilo, São Paulo, 2006.

4. TCC, Dissertação e Tese em formato eletrônico:

·  WERNET, Monika. Experiência de tornar-se mãe na unidade de cuidados  intensivos neonatal. 2006. 135f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/>. Acesso em: 6 nov. 2007.

5. Publicações periódicas (revistas):

·      BERG, E.E. Rickets. Journal of Orthopaedic Nursing. Edinburgh, v23, n. 1, p. 53-55, jan. 2004.

·         Em formato eletrônico:

o   KEMMER, Lígia Fahl; SILVA, Maria Júlia Paes da. Como escolher o que não se conhece?: um estudo da imagem do enfermeiro por alunos do ensino médio. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 125-130, abr./jun. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n2/a03v20n2.pdf>. Acesso em: 6 nov. 2007.

6. Órgão governamental como autor:

·    BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Acolhimento e classificação de risco nos serviços de urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

·         Evento (congressos, seminários, simpósios, etc.):

o CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 1., 1980, Salvador. Anais … Salvador: FEBAB, 1980.

·         Órgão governamental em formato eletrônico:

o    CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 6., 2003, Fortaleza. Anais de trabalhos completos… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2003. Disponível em: <http://…>

7. Trabalho apresentado em evento:

·     RICE, A.S. et al. Canabinoids and pain. In: WORLD CONGRES ON PAIN, 10., 2002 Aug 17-22, San Diego, CA. Proceedings… Seattle (WA): IASP Press,     c2003. p. 437-68.

8. Vídeo, DVD, filme, fita de vídeo:

·    PÃO e rosas. Edição de Ken Loach. Inglaterra: Europa Filmes, 2000. 1    DVD. 106 min., son., color.

9. Legislação:

·  BRASIL. Lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991. Regulamenta a profissão de nutricionista e   determina outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 set. 1991. Seção 1, p. 19.909.

10. Resumo:

·   O Resumo deverá conter até 250 palavras, escritas em formato de bloco, espaço simples e fonte menor (um ponto) que a do texto do artigo. Quanto ao conteúdo deverá conter: objetivo geral do artigo; a descrição básica da metodologia e os principais resultados.

·       Palavras-chave (entre 3 e 6).

Para baixar um modelo de artigo com instruções de formatação clique AQUI.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.
  2. Admitir no máximo cinco (05) autores por artigo.
  3. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (preferencialmente), OpenOffice ou RTF.
  4. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  5. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  7. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Declaração de direito autoral

Os textos disponibilizados em Edu.Tec são de inteira responsabilidade dos autores. Os artigos e resenhas publicados em Edu.Tec podem ser reproduzidos, desde que citadas as fontes: autor, nome do artigo/resenha, nome e número da revista, e que seja publicado sem modificações no conteúdo do texto.

Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.