ACESSO AO SISTEMA
Como obter acesso ao SEI-RJ FAETEC?
- Servidores lotados na Administração Central: veja em Cadastro de Usuário Interno – A.C.
- Servidores lotados em Unidades de Ensino: veja em Cadastro de Usuário Interno – U.E.
- Usuários externos: veja em Cadastro Usuário Externo
Terceirizado pode obter acesso ao SEI-RJ FAETEC?
Sim. É responsabilidades do Chefe Imediato a inclusão, exclusão ou alteração, sendo corresponsável pelas ações realizadas pelo colaborador terceirizado no SEI-RJ/FAETEC.
Como efetuar LOGIN?
Digite no navegador (browser) www.sei.fazenda.rj.gov.br e insira os dados solicitados conforme abaixo:
- Usuário: Informe seu CPF (sem pontos ou traço);
- Senha: Insira sua senha (informada pela Diretoria de Gestão de Informação – DGI);
- Órgão: FAETEC
Como solicitar ou alterar a senha?
- Servidores lotados na Administração Central: veja em Cadastro de Usuário Interno – A.C.
- Servidores lotados em Unidades de Ensino: veja em Cadastro de Usuário Interno – U.E.
- Usuários externos: veja em Cadastro Usuário Externo
Como alterar a senha na Administração Central (FAETEC Quintino)?
- Após o 1º login utilizando a senha provisória, será solicitado a alteração da senha;
- Caso não ocorra ou o usuário deseje alterar a senha novamente, o mesmo deverá efetuar o login no computador e acionar as teclas (CTRL + ALT + DEL) e após, selecionar a opção “alterar Senha”;
- Será necessário informar a senha atual e a nova senha.
Como alterar a senha na Administração Central (Home office)?
Caso o usuário não esteja nas dependências da Administração Central (FAETEC – Quintino), ele poderá alterar a senha pela Intranet.
Quem pode ter acesso ao SEI-RJ na FAETEC?
- Usuários Internos: servidores (técnicos-administrativos e docentes) e colaboradores terceirizados.
- Usuários Externos: pessoa física que não integrem a Administração Pública Estadual, ou que seja interessada no processo administrativo, podendo assim, ter acesso ao conteúdo do processo e/ou ter permissão para assinar determinados documentos. .
Qual navegador (browser) devo usar para acessar o SEI-RJ?
Os navegadores Chrome e Firefox apresentam melhor rendimento.
O SISTEMA
O que é o SEI-RJ?
É um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Foi elaborado para facilitar ao máximo os trabalhos com procedimentos e processos administrativos, pois permite a produção, edição e assinatura de documentos e trâmite de processos eletrônicos dentro do próprio sistema.
O que aconteceu com o UPO?
Foi desativado apenas para a inserção de novos processos e documentos, permanecendo disponível para registro de encaminhamento de processos físicos e consulta.
ASSINATURA
Um documento pode ser assinado por mais de um usuário?
Sim. Um documento pode ser assinado por mais de um usuário da mesma unidade/setor ou de unidade/setor distinta(o) por meio da utilização do Bloco de Assinatura.
Como envio um documento para assinatura de alguém que está na mesma unidade que eu?
Basta atribuir o processo à pessoa ou simplesmente informá-la para que assine o documento. Todos os membros de uma unidade/setor podem assinar qualquer documento nela criado, desde que o perfil permita.
Como envio um documento para assinatura em outra unidade/setor?
Para enviar um documento para assinatura de um ou mais membros de outras unidades, é necessário utilizar o Bloco de Assinatura.
Atenção! Um documento só pode ser inserido em um único Bloco de Assinatura, caso contrário, não será possível assiná-lo. Então, se precisa enviar o mesmo documento para várias unidades, coloque-as no mesmo Bloco de Assinatura.
Para que serve o Bloco de Assinatura?
O Bloco de Assinatura deve ser utilizado quando é necessária a assinatura de um ou mais membros de outras unidades. Um documento interno não pode ser assinado por pessoas de outras unidades, apenas pelos membros da unidade onde o mesmo foi criado.
O Bloco de Assinatura só está disponível no conjunto de ícones das ações de documentos internos, ou seja, quando clicamos em um documento interno assinado ou não. Você e/ou qualquer outra pessoa de sua unidade, com perfil adequado, pode assinar documentos internos antes de colocá-lo em um Bloco de Assinatura.
O Bloco de Assinatura não aparece no conjunto de ícones das ações para os documentos externos, pois não é possível assiná-los no SEI, apenas autenticá-los.
O Bloco de Assinatura é reutilizável?
Sim. Sugerimos não criar blocos por assunto. Crie o menor número possível de blocos. Isso facilita o gerenciamento dos blocos e dos documentos neles contidos.
DIGITALIZAÇÃO
O que precisa ser digitalizado?
Deve ser digitalizado todo documento instruído no processo que tenha o seu suporte físico; sendo original, cópia autenticada ou cópia. Contudo, é importante salientar que a prioridade não é a digitalização de documentos e processos. O que se pretende incentivar com a adoção do SEI na FAETEC é que se passe a produzir documentos nato digitais, ou seja, documentos já nascidos em meio eletrônico.
Onde serão digitalizados os processos e documentos?
Na própria unidade/setor do usuário que está instruindo o processo.
Qual o tamanho máximo de arquivos para anexar no SEI?
20MB
O que fazer com os documentos e processos físicos (em papel) que estão em andamento em minha Unidade?
A partir da implantação do SEI na FAETEC, todos os documentos e processos administrativos devem tramitar em meio eletrônico. Portanto, aqueles que foram produzidos originalmente em papel e ainda estão em andamento, devem ser digitalizados e inseridos no SEI.
Os documentos e processos físicos (em papel) já encerrados e que aguardam arquivamento devem ser digitalizados?
Não.
O que fazer com a documentação em papel já digitalizada por uma Unidade e inserida no SEI?
Os documentos devem ser arquivados na própria unidade/setor. É importante lembrar que nenhum documento digitalizado pode ser eliminado pelas Unidades/setores. Consultar a tabela de temporalidade para obter o tempo de guarda do documento nas fases corrente, intermediária e permanente, assim como a destinação que deve ser dada aos documentos do processo.
DIGITALIZAÇÃO
Quais os perfis de acesso disponíveis no SEI?
- Consulta
- Colaborador
- Básico
- Avançado
O que cada perfil pode fazer no SEI?
Consulta: Apenas visualização dos processos e menus, sem inserir informações
Colaborador: Executa as funções disponíveis aos usuários com o perfil básico, porém NÃO PODE ASSINAR DOCUMENTOS.
Básico: Pode receber processos na unidade; atribuir processos a outros servidores da unidade; concluir processos; inserir anotações e marcadores; consultar andamento do processo; realizar consultas de processos e documentos; manifestar ciência; controlar prazos; incluir e assinar documentos internos; incluir e autenticar documentos externos; imprimir documentos; gerar pdf e zip de processos; tramitar processos; criar e utilizar blocos de reunião, interno e de assinatura; acompanhar as estatísticas de processos e da unidade.
Avançado: Executa as funções disponíveis aos usuários básicos além de poder reabrir processo; sobrestar processo; relacionar processo; iniciar processo relacionado; duplicar processo; gerenciar acesso externo e gerar circular.
Não estou no perfil adequado. Como devo proceder?
Entre em contato com seu Chefe Imediato ou Gestor. Ele(a) é responsável por informar ao Ponto Focal FAETEC, qualquer inclusão, exclusão ou alteração dos usuários lotados no setor, bem como determinar o perfil de acesso de cada servidor ou o colaborador terceirizado, sendo corresponsável pelas ações realizadas por eles no SEI-RJ/FAETEC.
UNIDADE
Por que minha Unidade/Setor não está cadastrada no SEI?
É preciso saber se sua unidade/setor está legalmente instituída na Fundação. Só estão cadastrados no SEI-RJ FAETEC os setores e as unidades devidamente registrados e publicados em DOERJ.
Não estou na Unidade correta no SEI. Como solicitar a alteração?
Entre em contato com seu Chefe Imediato ou Gestor. Ele(a) é responsável por informar ao Ponto Focal FAETEC, qualquer inclusão, exclusão ou alteração dos usuários lotados no setor, bem como determinar o perfil de acesso de cada servidor ou o colaborador terceirizado, sendo corresponsável pelas ações realizadas por eles no SEI-RJ/FAETEC
OUTRAS DÚVIDAS
Quem pode autuar processos no SEI?
Qualquer unidade/setor pode iniciar um processo. Não é mais necessário encaminhar os documentos ao PROCEN. Porém, apenas os usuários previamente cadastrados com o perfil avançado, lotados nos setores administrativos e nas unidades de ensino,poderão iniciar processos.
Quais são os tipos processuais disponíveis no SEI?
As relações de processos meio e finalísticos podem ser acessadas no site SEI-RJ.
Quais os tipos processuais a minha unidade/setor pode abrir no SEI-RJ FAETEC?
Busque em Tabela Processual quais tipos de processos estão disponíveis no SEI-RJ e qual setor é responsável pela abertura e encaminhamento do mesmo.
Meu cargo/função não está disponível quando assino um documento. Como devo proceder?
Entre em contato com seu Chefe Imediato ou Gestor. Ele(a) é responsável por informar ao Ponto Focal FAETEC, qualquer inclusão, exclusão ou alteração dos usuários lotados no setor, bem como determinar o perfil de acesso de cada servidor ou o colaborador terceirizado, sendo corresponsável pelas ações realizadas por eles no SEI-RJ/FAETEC