Perguntas Frequentes


ACESSO AO SISTEMA 


Como obter acesso ao SEI-RJ FAETEC?

Terceirizado pode obter acesso ao SEI-RJ FAETEC?

Sim. É responsabilidades do Chefe Imediato a inclusão, exclusão ou alteração, sendo corresponsável pelas ações realizadas pelo colaborador terceirizado no SEI-RJ/FAETEC.

Como efetuar LOGIN?

Digite no navegador (browser) www.sei.fazenda.rj.gov.br e insira os dados solicitados conforme abaixo:

  • Usuário: Informe seu CPF (sem pontos ou traço);
  • Senha: Insira sua senha (informada pela Diretoria de Gestão de Informação – DGI);
  • Órgão: FAETEC

Como solicitar ou alterar a senha?

Como alterar a senha na Administração Central (FAETEC Quintino)?

  1. Após o 1º login utilizando a senha provisória, será solicitado a alteração da senha;
  2. Caso não ocorra ou o usuário deseje alterar a senha novamente, o mesmo deverá efetuar o login no computador e acionar as teclas (CTRL + ALT + DEL) e após, selecionar a opção “alterar Senha”;
  3. Será necessário informar a senha atual e a nova senha.

Como alterar a senha na Administração Central (Home office)?

Caso o usuário não esteja nas dependências da Administração Central (FAETEC – Quintino), ele poderá alterar a senha pela Intranet.

Quem pode ter acesso ao SEI-RJ na FAETEC?

  • Usuários Internos: servidores (técnicos-administrativos e docentes) e colaboradores terceirizados.
  • Usuários Externos: pessoa física que não integrem a Administração Pública Estadual, ou que seja interessada no processo administrativo, podendo assim, ter acesso ao conteúdo do processo e/ou ter permissão para assinar determinados documentos. .

Qual navegador (browser) devo usar para acessar o SEI-RJ?

Os navegadores Chrome e Firefox apresentam melhor rendimento.


O SISTEMA 


O que é o SEI-RJ?

É um sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Foi elaborado para facilitar ao máximo os trabalhos com procedimentos e processos administrativos, pois permite a produção, edição e assinatura de documentos e trâmite de processos eletrônicos dentro do próprio sistema.

O que aconteceu com o UPO?

Foi desativado apenas para a inserção de novos processos e documentos, permanecendo  disponível  para registro de encaminhamento de processos físicos e consulta.


 ASSINATURA


Um documento pode ser assinado por mais de um usuário?

Sim. Um documento pode ser assinado por mais de um usuário da mesma unidade/setor ou de unidade/setor  distinta(o) por meio da utilização do Bloco de Assinatura.

Como envio um documento para assinatura de alguém que está na mesma unidade que eu?

Basta atribuir o processo à pessoa ou simplesmente informá-la para que assine o documento. Todos os membros de uma unidade/setor podem assinar qualquer documento nela criado, desde que o perfil permita.

Como envio um documento para assinatura em outra unidade/setor?

Para enviar um documento para assinatura de um ou mais membros de outras unidades, é necessário utilizar o Bloco de Assinatura.

Atenção! Um documento só pode ser inserido em um único Bloco de Assinatura, caso contrário, não será possível assiná-lo. Então, se precisa enviar o mesmo documento para várias unidades, coloque-as no mesmo Bloco de Assinatura.


Para que serve o Bloco de Assinatura?

O Bloco de Assinatura deve ser utilizado quando é necessária a assinatura de um ou mais membros de outras unidades. Um documento interno não pode ser assinado por pessoas de outras unidades, apenas pelos membros da unidade onde o mesmo foi criado.

O Bloco de Assinatura só está disponível no conjunto de ícones das ações de documentos internos, ou seja, quando clicamos em um documento interno assinado ou não. Você e/ou qualquer outra pessoa de sua unidade, com perfil adequado, pode assinar documentos internos antes de colocá-lo em um Bloco de Assinatura.
O Bloco de Assinatura não aparece no conjunto de ícones das ações para os documentos externos, pois não é possível assiná-los no SEI, apenas autenticá-los.

 

O Bloco de Assinatura é reutilizável?

Sim. Sugerimos não criar blocos por assunto. Crie o menor número possível de blocos. Isso facilita o gerenciamento dos blocos e dos documentos neles contidos.


 DIGITALIZAÇÃO


O que precisa ser digitalizado?

Deve ser digitalizado todo documento instruído no processo que tenha o seu suporte físico; sendo original, cópia autenticada ou cópia. Contudo, é importante salientar que a prioridade não é a digitalização de documentos e processos. O que se pretende incentivar com a adoção do SEI na FAETEC é que se passe a produzir documentos nato digitais, ou seja, documentos já nascidos em meio eletrônico.


Onde serão digitalizados os processos e documentos?

Na própria unidade/setor do usuário que está instruindo o processo.


Qual o tamanho máximo de arquivos para anexar no SEI?

20MB


O que fazer com os documentos e processos físicos (em papel) que estão em andamento em minha Unidade?

A partir da implantação do SEI na FAETEC, todos os documentos e processos administrativos devem tramitar em meio eletrônico. Portanto, aqueles que foram produzidos originalmente em papel e ainda estão em andamento, devem ser digitalizados e inseridos no SEI.


Os documentos e processos físicos (em papel) já encerrados e que aguardam arquivamento devem ser digitalizados?

Não.


O que fazer com a documentação em papel já digitalizada por uma Unidade e inserida no SEI?

Os documentos devem ser arquivados na própria unidade/setor. É importante lembrar que nenhum documento digitalizado pode ser eliminado pelas Unidades/setores. Consultar a tabela de temporalidade para obter o tempo de guarda do documento nas fases corrente, intermediária e permanente, assim como a destinação que deve ser dada aos documentos do processo.


DIGITALIZAÇÃO


Quais os perfis de acesso disponíveis no SEI?

  • Consulta
  • Colaborador
  • Básico
  • Avançado

O que cada perfil pode fazer no SEI?

Consulta: Apenas visualização dos processos e menus, sem inserir informações

Colaborador: Executa as funções disponíveis aos usuários com o perfil básico, porém NÃO PODE ASSINAR DOCUMENTOS.

Básico: Pode receber processos na unidade; atribuir processos a outros servidores da unidade; concluir processos; inserir anotações e marcadores; consultar andamento do processo; realizar consultas de processos e documentos; manifestar ciência; controlar prazos; incluir e assinar documentos internos; incluir e autenticar documentos externos; imprimir documentos; gerar pdf e zip de processos; tramitar processos; criar e utilizar blocos de reunião, interno e de assinatura; acompanhar as estatísticas de processos e da unidade.

Avançado: Executa as funções disponíveis aos usuários básicos além de poder reabrir processo; sobrestar processo; relacionar processo; iniciar processo relacionado; duplicar processo; gerenciar acesso externo e gerar circular.

Não estou no perfil adequado. Como devo proceder?

Entre em contato com seu Chefe Imediato ou Gestor. Ele(a) é responsável por informar ao Ponto Focal FAETEC, qualquer inclusão, exclusão ou alteração dos usuários lotados no setor, bem como determinar o perfil de acesso de cada servidor ou o colaborador terceirizado, sendo corresponsável pelas ações realizadas por eles no SEI-RJ/FAETEC.


 UNIDADE


Por que minha Unidade/Setor não está cadastrada no SEI?

É preciso saber se sua unidade/setor está legalmente instituída na Fundação. Só estão cadastrados no SEI-RJ FAETEC os setores e as unidades devidamente registrados e publicados em DOERJ.

Não estou na Unidade correta no SEI. Como solicitar a alteração?

Entre em contato com seu Chefe Imediato ou Gestor. Ele(a) é responsável por informar ao Ponto Focal FAETEC, qualquer inclusão, exclusão ou alteração dos usuários lotados no setor, bem como determinar o perfil de acesso de cada servidor ou o colaborador terceirizado, sendo corresponsável pelas ações realizadas por eles no SEI-RJ/FAETEC


OUTRAS DÚVIDAS


Quem pode autuar processos no SEI?

Qualquer unidade/setor pode iniciar um processo. Não é mais necessário encaminhar os documentos ao PROCEN. Porém, apenas os usuários previamente cadastrados com o perfil avançado, lotados nos setores administrativos e nas unidades de ensino,poderão iniciar processos.


Quais são os tipos processuais disponíveis no SEI?

As relações de processos meio e finalísticos podem ser acessadas no site SEI-RJ.

Quais os tipos processuais a minha unidade/setor pode abrir no SEI-RJ FAETEC?

Busque em  Tabela Processual  quais tipos de processos estão disponíveis no SEI-RJ e qual setor é responsável pela abertura e encaminhamento do mesmo.

Meu cargo/função não está disponível quando assino um documento. Como devo proceder?

Entre em contato com seu Chefe Imediato ou Gestor. Ele(a) é responsável por informar ao Ponto Focal FAETEC, qualquer inclusão, exclusão ou alteração dos usuários lotados no setor, bem como determinar o perfil de acesso de cada servidor ou o colaborador terceirizado, sendo corresponsável pelas ações realizadas por eles no SEI-RJ/FAETEC